quarta-feira, 21 de julho de 2010

Sonhando...


Ora vejam só.
Quando criança eu conheci (lendo) um escritor alemão chamado J.M. Simmel. Ele me acompanhou na adolescencia, com seus livros com histórias apocalipticas, cheias de contradições e guerras, personagens reais em mundos as vezes sem, ou com pouca esperança. Lembro que em uma dessas leituras de Simmel, uma frase ficou marcada em mim. Ela foi dita por um personagem de um livro chamado Amanhã é outro dia. E dizia em essência que um homem que sonha demais é um covarde. Nossa!!! Aquilo me feriu tanto, pois desde sempre, sou um imenso sonhador, e pelo que me conheço, acredito que isso não irá mudar. Mas a frase foi impactante, me chocou, pois ela ia de contra mim. Nos livros desse cara, sempre há muitos conflitos ideológicos, existênciais, e era um personagem do livro, e nem lembro qual para saber se na visão de Simmel era aquilo uma ironia ou uma contestação. Fato, é que sonhar é força motriz do ser humano. Não haveria sentido algum na vida, não fosse os sonhos, o amor que sentimos, a música e a cerveja. Ah!!! A cerveja!
Certa vez, fiz uma canção em parceria com Fernando Pessoa. O legal dessa canção, é que o Fernando Pessoa me trouxe a sua ideia depois de eu concluir a canção. Eu fiz a letra da música, e enquanto tocava e retocava a música levantei o rosto e li na porta de meu guarda-roupa o poema do Pessoa que segue:
Quem Sou Eu
Eu não sou nada
Nunca serei nada
Não posso querer ser nada
A parte disso, tenho em mim
Todos os sonhos do mundo.
Não é necessário dizer mais nada.
Esse poema do Pessoa, que carrego sempre comigo. Aonde quer que eu vá, irei sonhando. Hoje, entendendo melhor o que Simmel queria dizer, e continuo a sonhar loucamente sempre que posso, até mesmo quando não devo. Pois poder, poderei sempre, e sempre que haver vontade irei sonhar. Pois foram meus sonhos que me fizeram caminhar. Foram eles que me ajudaram a conquistar tudo o que o que conquistei. Graças aos meus sonhos, tive oportunidade de obter experiencias de vida, que fazem de mim o que sou hoje, e somente eu sei do peso da bagagem que carrego em minhas costas. Tudo culpa de meus sonhos.
Confesso já ter sofrido muito por conta de meus sonhos, ou pela ausência de suas realizações. Mas no fim, percebe-se que vale a pena. E as piores experiências que passei na vida, hoje tem um lugar especial em mim, pois elas talvez foram maiores que minhas conquistas, possivelmente elas me deram força para lutar ou, rever meus sonhos. Me deram experiências, e me fizeram tentar denovo e enfim conquistar o que quer que fosse.
Pode ser piegas, mas perder é um puta combustivel, uma baita escola. Mas só perde quem joga. E só joga, quem tem o sonho de ganhar.
Então não pense você, que sonhar demais é um defeito. Defeito é não acordar.


2 comentários:

  1. Simmel também é meu autor favorito e embora seus livros muitas vezes contem histórias sombrias, elas são repeletas de esperança. Só tem esperança quem é capaz de sonhar. Sonhos são de graça e ninguém pode nos roubar. Sonhe sempre, pois dos sonhos mais loucos é que surgem as grandes realizações.

    ResponderExcluir
  2. Eu sonho até demais, e não consigo levar meus objetivos adiante... =(
    Enfim, nossa adorei seu texto, principalmente o finalzinho que me pegou de surpresa, quando você diz que "perder é um puta combustivel", já ouvi varias coisas parecidas essa semana, nesse mesmo contexto: de que as vezes é melhor perder do que ganhar... coincidência? hahahhahah
    Abraços!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...