quarta-feira, 21 de abril de 2010

Saudosismo hereditário

Nada é tão certo pra mim, quanto o fato de todos nós sermos o resultado de nossas vivências. É simples, não há nada de complexo nisso. Se eu tivesse nascido em Papua Nova Guiné não pensaria em tudo que penso hoje. Básico. Somos não só o que comemos mas principalmente o que vivemos.
E o que dizer sobre aquilo que vivemos, e que, como tudo na vida, passou, deixou suas marcas e ficou para se lembrar?
Tanta gente, tantos lugares, sentimentos...
Passado. Lembrança. Saudade.
Há algum tempo, descobri-me um imenso saudosista. Um saudosista tão saudosista, que me flagrei sentindo saudades de coisas quem não vivi. É o cúmulo da saudade. Mas isso não vem ao caso agora.
O fato é, que vejo essa saudade que sinto, como um sentimento bom. E é tão lógico, se sentimos saudade é por que foi bom, não há como sentir falta de algo que não nos faz falta.
É por isso que sentimos saudade, porque nos faz falta, se nos faz falta é por que foi bom, por que tal companhia é boa, ou foi boa, enfim...
Veja como é bom passear por essas ruas com ar de infância, sentir aquele cheiro que lembra "ela", ouvir aquela canção que faz você lembrar de um tempo, abrir aquela gaveta cheia de papés velhos, fotografias, cheiro de guardado...
Melhor morrer de saudade do que não ter saudade alguma pra sentir.
Sem falar no melhor da saudade, a hora de acabar com ela. Nada melhor do que matar as saudades. E quando é impossível matar plenamente a saudade, de algo ou alguém, a gente descobre alguma coisa, alguma artimanha para que de alguma forma a gente consiga matar a saudade. E é tão bom... Ahhhm

O meu saudosismo é hereditário, ta no sangue. E, aí está o tal sentimento saudosista de coisas que não vivi, mas que gostaria imensamente de ter vivido para poder sentir saudades. Sinto muito, não por não ter do que sentir saudades, por que isso tenho de sobra, mas sinto por ter deixado de viver tantas coisas boas, para enfim, ter saudades depois. A saudade que eu sinto hoje é só um indicativo de que coisas boas passaram por mim no passado.
Porque saudade, é pra sentar num cantinho e curti-la, com olhar ao longe, e um sorrisinho no canto do rosto.
Com a saudade, vem o sentimento de melancolia, nostalgia... Mas estes também não são de todo o ruim...

Um comentário:

  1. Gilberto Freire disse
    "As vezes me acusam de saudosista. Como se sentir saudades fosse uma coisa vergonhosa."

    É. É melhor ser considerado saudosista, que não ter saudade alguma pra sentir...


    Beijo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...