sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Sorte




O que é sorte?

Sorte seria, uma espécie de dom de deus, que ele dá para aqueles que nele tem fé. Ou seria uma uma praga lançada por ele a quem merece, ou a quem não merece boa sorte. Ou sorte é simplesmente acaso, e assim sendo, sorte não existe, porque é pura casualidade, um fato imprevisível, inevitável, incondicional.

Se corremos risco, precisamos de sorte para que algo dê certo, talvez seja a sorte que define nossa vida. Talvez sorte não exista, ou, Deus não exista, o que existe é sorte. Quem sabe sorte é destino, e nascemos com nossa sorte, e pra quem só se rala, a explicação seria má sorte e não falta dela, ou seja, se você não se deu bem, relaxa, não foi por falta de sorte, e sim foi excesso de "sorte do mal".

Mas se sorte for somente aquilo que tem aquele que é sorteado? Como apostar na Mega Sena e ganhar sozinho 36 milhões de reais. Ah, esse sim, um homem de sorte! Por acaso, destino, sorte, ou sei lá o quê, esse homem morre por consequência de uma bala perdida disparada num assalto à agência bancária em que ele resgatara o prêmio.
Outro exemplo (menos trágico): Eu e você estamos na sacada do décimo terceiro andar de um prédio na Av. Paulista, (13º que é o número da sorte do Zagallo) e no momento a cidade comemora mais um aniversário, lá em baixo há milhares de pessoas, a avenida está trancada, não há carros, tráfego apenas de pedestres e carrinhos de bebê, muita festa e alegria, e todos sentem que são pessoas de sorte, afinal, nessa festa há muita gente bonita, elegante e sincera, muita música e nem a chuva poderia ser sinal de azar, porque sorte nossa de morar num país tropical, mais sorte ainda é rolar uma chuvinha pra refrescar. Nós dois sentimos muita sorte por estar na sacada vendo a festa do alto, sem empurra-empurra, aperto, ambulantes e risco de ter a má sorte de ser assaltado. De repente você tem uma ideia super sacana... Dar uma cuspidinha lá em baixo, só pra ver se a gente tem sorte de acertar na mufa de alguém. Você mira na careca reluzente do zelador e cospe, mas não teve tanta sorte, acerta na nuca do vendedor de rabanada, que por sorte vendera muito bem. Sorte nossa que jamais saberá que fez essa sacanagem. Mas enfim, chegamos ao ponto onde gostaria de chegar. Sorte é aquilo que o tio da rabanada tem por ter sido sorteado, ou sorte é aquilo que todos os outros da multidão tiveram por ter corrido o risco de ser cuspido e não foram?

2 comentários:

  1. Sorte mesmo é nascer pobre, feio e ser batizado de Letesgo!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Sorte é uma questão de saber interpretar a relidade...
    Mas sorte mesmo é ter grandes amigos, sabe aqueles que são pra sempre,que te ensinem a interpretar a realidade! Porque para ser um cara de sorte você precisa de amigos e para entender o que é sorte você precisa ainda mais...

    ...Saudades meu gigant amigo...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...