Ora vejam só.
Pego ônibus todos os dias após às 18 horas, na Av. Oswaldo Aranha, com destino à Av. Manoel Elias. E vejo todos os dias o que a EPTC se recusa exergar.
Todos os ônibus com destino à Av. Manoel Elias neste horário estão super lotados já na Av. Oswaldo Aranha. Ou seja, nesse trajeto entre o centro da capital e a Av. Oswaldo Aranha, de pouco mais de 2 km, já é suficiente para lotar esses ônibus. Considerando que até a Manoel Elias, que é meu destino, há ainda mais de 11 km, acredito que há algo de errado nesse número de linhas e/ou carros.
O usuário do transporte público de Porto Alegre paga caro por esse serviço, e se considerarmos que somos muito mal transportados, que viajamos em ônibus megalotados, que as condições dos abrigos e calçadas dos pontos de ônibus são muito ruins. Veremos que pagamos MUITO caro por um serviço mal prestato.
Todos os dias enquanto estou aguardando um bendito ônibus lotado para ir até a Av. Manoel Elias, que fica à mais de 10km do centro da capital, vejo passar 2 as vezes até 3 ônibus de linhas que percorrem um trajeto muito menor, e que transportam muito menos passageiros. Então me pergunto: Porque enquanto eu espero 1 ônibus de 4, QUATRO linhas diferentes, que sem sombra de dúvida estarão, já na terceira parada após sua saída do terminal central, com todos os assentos ocupados e um monte de passageiros em pé se apertando, passam 2 ou 3 ônibus de uma mesma linha, de menor atendimento vazios? Porque? Não dá para entender.
Acredito que os responsáveis por fazer essas tabelas não andam de ônibus, mas essas pessoas só precisam de um pouco de observação para perceber que é necessário fazer melhorias nas tabelas.